Multa exagerada em contratos – Você conhece os seus direitos?

 

 

 

👉Você certamente conhece alguém que comprou o pacote anual da academia e antes de finalizar o contrato precisou cancelar e teve que pagar uma multa absurda, né? Pois é… Acontece muito! Mas calma, existe solução!

✅Primeiro, não vou te iludir e dizer que será algo resolvido do dia para a noite, mas, servirá para inúmeras situações do cotidiano em que necessitamos fazer o cancelamento de um contrato, contudo, buscamos isso dentro dos limites da razoabilidade e pagando juros e taxas permitidas em lei.

✅É preciso analisar, inicialmente, se de fato existe uma cobrança excessiva, digo isso porque o cancelamento de um contrato gera um ônus para as empresas, logo, legalmente dizendo, é permitida a cobrança de juros e multa em caso de rescisão contratual. O que não é permitido, porém, é que seja muito acima das taxas médias do mercado.

⚖O Código de defesa do Consumidor determina que serão NULAS as cláusulas contratuais que “estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade;”

📃Dessa forma, quando houver a necessidade de cancelar um contrato, antes de desistir ou de pagar o que a empresa exige, busque informações acerca da multa que está sendo cobrada e dos juros impostos, para ter certeza que ambos estão em conformidade com a lei.

💰Surgindo essa dúvida, é possível tentar resolver com auxílio do PROCON, ou, judicialmente. Conhece alguém que teve esse tipo de problema? Me conta aqui!

 

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Outros Posts

E “se”?

“E se…”⠀ Às vezes me pego pensando como seria a minha vida profissional hoje se eu tivesse optado por algo que não escolhi no passado.⠀

COMPANHEIRA TEM DIREITO A HERANÇA?

Tanto a união estável quanto o casamento civil são reconhecidos pela Constituição Federal como “entidade familiar”, sendo que a união estável pode ser formalizada através

Nos envie uma mensagem

Junte-se a nós

Quer ser nosso parceiro?